Coordenador : Flavia Lana Garcia de Oliveira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398101.2206.373076.15082023
Departamento/Setor: GSI
Área Temática : Saúde
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Graduandos do curso de Psicologia da UFF (preferencialmente). Egressos da graduação, pós-graduandos, pós-graduados e a possíveis interessados da área da saúde.
Objetivo
- Inserir na formação do participante a pertinência da atividade diagnóstica nas práticas psicanalíticas no campo da saúde na sociedade. - Melhor preparação para enfrentar o mercado de trabalho. - Aprofundamento da apropriação teórico-conceitual dos fundamentos da clínica psicanalítica, com ênfase nas estruturas clínicas que compõem as neuroses e as psicoses em psicanálise. - Ganho de amadurecimento intelectual para diferenciar as teorizações de Freud e Lacan, desenvolvendo maior discernimento, dirimindo confusões conceituais e ganhando capacidade lógica de acompanhamento das discussões clínicas clássicas e contemporâneas. - Aumento de repertório de estudo e discussão de casos relatados na literatura científica em clínica psicanalítica, de modo conhecer e melhor compreender o funcionamento e das coordenadas subjetivas. - Colaborar para a formação de profissionais qualificados para responder às necessidades de intervenção junto às novas configurações do laço social.
Resumo
O curso terá como objetivo principal a promoção do ensino e da transmissão dos fundamentos teórico-clínicos da psicanálise, assim como de suas implicações epistemológicas e éticas na atualidade. O recorte temático será a abordagem psicanalítica das estruturas clínicas, demonstrando a pertinência desta leitura para a investigação das singularidades, impasses e soluções de cada sujeito, já que a perspectiva nosográfica no campo psicanalítico se apoia na hipótese do inconsciente. Partiremos do estudo de casos clínicos paradigmáticos da psicanálise freudiana. Na psicanálise de orientação lacaniana, a clínica do sujeito é concebida como também sendo uma clínica da civilização. Desse modo, a clínica da civilização será pensada à luz da construção lógica da estrutura subjetiva a partir das distinções entre neuroses, psicoses e perversões, bem como o debate das intervenções psicanalíticas nas novas configurações psíquicas nos chamados novos sintomas. As coordenadas de trabalho partirão de Freud e de Lacan, além de um embasamento bibliográfico atualizado na área. Como objetivo especifico, o curso visa auxiliar na formação clínico-institucional de seus participantes e estimular o trabalho de elaboração de cada um sobre sua própria prática.